sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Visitando o Windsor Castle na Inglaterra

O Castelo de Windsor é um dos castelos mais visitados da Inglaterra e fica bem pertinho de Londres: aproximadamente 40 km e pode ser facilmente acessado de trem. Construído há quase 1.000 anos no topo de uma colina na charmosa cidade de Windsor, é o castelo mais antigo ainda em uso na Europa. Além disso, é o maior castelo ocupado do mundo.


O Castelo de Windsor desempenha a função de Palácio Real, juntamente com o Palácio de Buckingham em Londres e o Palácio de Holvrood em Edimburgo. É uma das residências da monarquia britânica e a Rainha Elizabeth costuma passar nele grande parte dos finais de semana.


Gostamos muito da visita ao Windsor Castle, pois além de visitarmos o castelo tivemos a oportunidade de conhecer Windsor uma típica cidade do interior da Inglaterra e fizemos uma agradável viagem de trem. É uma excelente opção para quem deseja conhecer alguma cidade além de Londres sem gastar muito ou perder muito tempo com deslocamentos.

Onde fica

O Castelo de Windsor está localizado na cidade de Windsor, distando de Londres cerca de 40 quilômetros. São várias formas de se chegar ao Castelo, sendo o trem a mais prática. Se preferir, pode contratar os serviços de alguma agência que leva até o Castelo e também possui roteiros combinados com outras cidades.


Chegar de trem é muito fácil. Fomos de metrô até a estação Paddington (que fica na Zona 2 do metrô) e lá compramos as passagens de trem para Windsor. Custou cerca de 10 libras ida e volta por pessoa. O embarque foi super tranquilo e tivemos que descer em Slough e trocar de trem (usando o mesmo bilhete). A viagem de trem demorou cerca de 30 minutos e já descemos na estação Windsor & Eton Central, bem pertinho do castelo e em um lugar super agradável, cheio de restaurantes e lojas interessantes.

Outra opção é embarcar em um trem na estação Waterloo, que fica na margem sul do Rio Tâmisa e próxima ao London Eye. De lá você pode pegar um trem direto para a estação Windsor & Eaton Riverside. O trem não é expresso e a viagem dura um pouco menos de uma hora. Da estação, são apenas de cinco a dez minutos de caminhada até a entrada do castelo.

Você pode comprar a passagem de ida e volta e assim evitar pegar fila para comprar na hora de voltar.

Horário de Funcionamento e ingressos

Você pode comprar seu ingresso para visitar o Windsor Castle diretamente na bilheteria. O preço até 27 de janeiro de 2016 é de 19,20 libras para adultos; 11,30 libras para menores de 17 anos e gratuito para menores de cinco anos de idade. Pessoas com mais de 60 anos de idade e estudantes pagam 17,50 libras. Famílias de 2 adultos com 2 crianças menores de 17 anos pagam 49,70 libras.

Os ingressos também podem ser adquiridos pela Internet, assim você evita a fila da bilheteria, tendo que encarar a fila somente do controle de segurança para entrar www.royalcollection.org.uk/visit/windsorcastle

O castelo funciona todos os dias, sendo de março a outubro das 9:45hs às 17:15hs (última admissão às 16hs);  e de novembro a fevereiro: das 9:45hs às 16:15hs (última admissão às 15hs). Não abre em certos dias e em alguns as salas de estado não abrem. Confira no site www.royalcollection.org.uk/visit/windsorcastle/plan-your-visit

Conhecendo o Windsor Castle

O ingresso básico dá direito a uma visita não guiada pelo Castelo. Você ganhará um mapa e poderá explorar o Castelo no seu tempo. O áudio tour é gratuito e tem a opção de áudio em português. Não deixe de utilizá-lo, pois ele traz importantes e interessantes informações sobre o Castelo que tornará sua visita mais agradável e esclarecedora.


Durante a visita, exploramos o exterior do castelo, seus impecáveis gramados, jardins, as salas de estado (State Apartments), a casa de bonecas da Rainha Mary e a Capela de St. George - onde estão sepultados grandes nomes da história do Reino Unido, como o Rei George VI (pai da Rainha Elizabeth).


Quando estiver visitando as salas de estado preste bastante atenção aos quadros, pois aqui estão os mais importantes da Coleção Real. Gostamos muito das obras de Thomas Lawrence, um dos principais retratistas britânicos. Chamou nossa atenção o retrato do Papa Pio VII, rico em detalhes.

Preste bastante atenção aos detalhes: tudo é perfeito. É impressionante como o Castelo é bonito e bem conservado. As paredes dos corredores, quartos e as salas possuem adornos feitos por importantes nomes, como Rubens, Canaletto e Rembrandt.


O ponto alto da visita as salas de estado é a sala onde os banquetes são realizados "St. George's Hall". A sala possui uma grande mesa, com capacidade para 160 pessoas. A prataria é milimetricamente organizada na mesa, com precisão nos detalhes. Podemos ver onde a Rainha se senta e a visão que ela tem dos seus convidados. Vídeos interessantes mostram como os banquetes para as visitas de chefes de estado são realizados.


Uma das principais atrações do Windsor Castle é a casa de boneca construída pelo arquiteto Sir Edwin Lutyens: Queen's Mary Doll House, construída entre 1921 e 1924 para a Rainha Mary. A casa impressiona pela riqueza de detalhes: possui eletricidade, elevadores, banheiros, miniaturas de quadros, livros etc. Pena não ser permitido tirar fotos...

A Capela de St. George é a capela da Ordem de Garter, que é a maior honraria concedida pelo soberano britânico. A nomeação de novos cavaleiros é atribuição privativa da Rainha. A Capela é muito bonita e encanta pela riqueza de detalhes. O áudio tour te guia pelas sepulturas de personalidades importantes, incluindo diversos membros da Família Real, como os pais da Rainha Elizabeth.



Saber se a Rainha está no Castelo é muito fácil, basta observar a bandeira na Torre Redonda: se for vermelha, amarela e azul com o escudo da Família Real, quer dizer que ela está aqui.

É importante chegar cedo, para poder visitar o castelo com calma e ainda sobrar tempo para conhecer a cidade. Em aproximadamente 3 horas você consegue ver as principais partes do castelo.

Troca da guarda

A troca da guarda no Castelo de Windsor ocorre diariamente nos meses de abril a julho (exceto aos domingos) às 11hs. Nos demais meses, a troca ocorre em dias alternados. Consulte o calendário com as datas no site: 

Conhecendo Windsor

Após visitar o Castelo de Windsor, não vá embora sem antes conhecer um pouco de Windsor, pois a cidade é muito bonita e vale muito a pena dar uma volta por ela.


As ruas são bonitas, com muitas decorações de flores e bandeiras da Inglaterra. Tem boas opções de restaurantes e lojas interessantes. Para quem quer fazer um lanche rápido, aqui também tem fast-food!


Great Park e Long Walk

Caminhe até a entrada principal do Windsor Castle que fica bem em frente ao Windsor Great Park. Se estiver com disposição, caminhe pelo Long Walk e tenha uma linda vista do castelo.


A grama muito bem cuidada do parque é bastante convidativa para descansar e fazer um pic-nic com uma linda vista do castelo.


Margens do rio Tâmisa

Um passeio legal em Windsor é caminhar às margens do rio Tâmisa, com lindas vistas. O lugar é muito bonito e merece ser conhecido com calma.


Eton College

É uma escola tradicional, fundada em 1440 pelo Rei Henry VI. Aqui estudaram 19 primeiros-ministros britânicos. Vale a pena ir conhecê-lo. Durante os meses de abril a outubro é possível fazer uma visita guiada, com aproximadamente 1 hora de duração. Como estávamos sem tempo, limitamos a conhecer sua fachada.


Windsor Royal Shopping

Guarde um tempo para explorar as interessantes lojas e restaurantes do Windsor Royal Shopping, na estação de trem Windsor & Eton Central.

Dicas

Não deixe de fazer o passeio a Windsor e visitar o castelo, sem dúvida é um passeio imperdível e foi um dos pontos altos da nossa visita a Londres.

O passeio pode ser feito por conta própria, é tudo muito fácil e tranquilo. Assim, é um passeio de dia inteiro com ótimo custo benefício.

Procure chegar cedo ao castelo para então pegar menos fila na hora de comprar ou passar pela segurança. Além disso, você terá mais tempo para poder explorar o castelo com calma e depois para passear pela cidade.

Tem um supermercado bem perto da estação de trem Windsor & Eton Central. Você pode comprar suprimentos e então fazer um bom pic-nic na grama impecável e verdinha do Long Walk, com uma linda vista do castelo.

O áudio tour é gratuito e está disponível em português. Com ele você poderá aprender coisas importantes sobre o castelo e ouvir explicações sobre os pontos mais importantes.

Não é permitido tirar fotos dentro do castelo ou da capela. Então, limite-se a tirar fotos do lado de fora.

Agradecemos ao Visit Britain (www.visitbritain.compor toda a colaboração nesta viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário