sábado, 1 de outubro de 2011

Kauai, Hawaii

Aloha!

Após uma longa viagem, finalmente desembarcamos na ilha de Kauai, no Hawaii. O aeroporto é diferente dos que estamos acostumados nas grandes cidades, com decoração típica e um clima havaiano. Após retirar as bagagens, após alguns passos já se está do lado de fora, sendo possível perceber como a ilha é verde e bem cuidada.


Kauai é conhecida como a The Garden Island (ilha jardim), pois ela tem muito verde. Para onde se olha se vê verde. É considerada como a ilha do descobrimento, pois foi nela que os polinésios desembarcaram.

A ilha possui lindas praias, trilhas incríveis e o Grand Canyon do Pacífico. A ilha toda é muito bem cuidada, com estradas em boas condições.


Muitos filmes foram rodados em Kauai, como por exemplo: Piratas do Caribe 4, Os Descendentes, Coragem de Viver, Jurassic Parl, Indiana Jones e a Arca Perdida, Havai Azul, Seis Dias Sete Noites...

Como chegar

Não existem vôos do Brasil para Kauai. As principais companhias aéreas americanas possuem vôos dos Estados Unidos para Kauai, cujo aeroporto fica na cidade de Lihue. Outra opção é voar para Honolulu, na ilha de Oahu e de lá ir para Kauai com outra companhia.

Onde ficar

Kauai oferece uma boa infra-estrutura hoteleira, com hotéis para todos os gostos (e bolsos). A hospedagem não é muito barata, mas procurando bem é possível achar boas ofertas.
A região de Wailua e Kapaa possui muitos hotéis a preços acessíveis e bem localizados, já que se está no meio do caminho para as principais atrações da ilha.

Onde comer

Em Kauai é possível encontrar os principais fast-foods americanos, como McDonalds, Burger King e Pizza Hut. Além disso, a ilha possui vários restaurantes que servem pratos típicos. A região de Wailua, Kapaa e Princeville conta com bons restaurantes.
Em relação aos preços, os fast-foods têm preços próximos aos praticados na Mainland (demais estados americanos). Já os restaurantes, percebi que os preços são mais elevados.

Compras

Kauai não possui os gigantescos shoppings centers que se está acostumado a encontrar nas principais cidades americanas. Contudo, a ilha conta com um Wal-Mart, K-Mart e dois shoppings principais, um em Lihue e outro em Poipu.

Atrações

A ilha de Kauai oferece muitas atrações, desde praias calminhas a praias mais agitadas, próprias para surf, trilhas entre a floresta ou pelo Waimea Canyon, passeios de caiaque no rio Wailua, cachoeiras, e também passeios de helicóptero.


Na Pali Coast

A Na Pali Coast fica em uma parte da ilha somente acessível pela água ou caminhando por uma trilha de 11 milhas. Outra opção é fazer um passeio de helicóptero ou avião para visualizá-la do ar.




O visual da Na Pali é incrível, com suas belíssimas formações rochosas. A dificuldade de acesso também ajuda a torná-la especial, intocável.
Para chegar até a Kalalau Beach, na Na Pali Coast, pode-se fazer a famosa Kalalau Trail, de 11 milhas, que inicia na Kee Beach. Para ir além das duas milhas iniciais é preciso tirar autorização, pagando-se uma taxa por dia de uso da trilha. Não é recomendável ir e voltar no mesmo dia, pois a trilha é longa e passa por cinco vales (com muitas subidas e decidas).


Contudo, qualquer pessoa (mesmo sem autorização), pode fazer as duas milhas inicias da trilha, até a Hanakapiai Beach. Esta parte da trilha é muito bonita e oferece belas vistas da Na Pali e também pode-se visualizar a Kee Beach do alto. É uma trilha fácil, embora tenha muitas subidas e descidas. Se tiver chovido, estaja pronto para se sujar de lama...



Ao chegar em Hanakapiai Beach, pode-se voltar ou pegar a trilha para a Hanakapiai Falls, de 2 milhas de extensão e mais difícil que a Kalalau. Como já estava tarde quando chegamos a Hanakapiai Beach, optamos por voltar e não fizemos esta trilha até a cachoeira, que parece ser muito bonita.

Waimea Canyon State Park

O Waimea Canyon é considerado como o Grand Canyon do Pacífico, por sua semelhança com o Grand Canyon. Localiza-se na Highway 550 no caminho para o Koke's State Park. Possui uma extensão de aproximadamente 10 milhas com 3.000 pés de profundidade. Sua localização em uma ilha paradisíaca no meio do mar do pacífico o torna único.
Chega-se facilmente de carro até o Waimea Canyon e a entrada é grátis. De lá pode-se optar por fazer uma das trilhas ou simplesmente apreciar a paisagem do mirante.


Koke'e State Park

Este parque é muito bonito e oferece uma das melhores vistas da Na Pali Coast, no ponto chamado de Kalalau Lookout. O Visitor Center fica em uma área muito bonita, com um extenso gramado, banheiros, restaurante e uma lojinha.
Para chegar até o Kalalau Lookout, deve-se continuar na estrada após o Visitor Center. De lá pode-se optar por fazer uma trilha muito bonita, com belas vistas da Na Pali Coast.




De lá é possível avistar o Mt. Wai'ale'ale, conhecido como ponto mais chuvoso da Terra.
Dentro do Koke's State Park pode-se fazer diversas trilhas, com diferentes graus de dificuldade. Uma trilha bastante procurada dentro do parque é a Waipo'o Falls.


Cidades

Kauai possui várias cidades legais, que merecem uma visita:
- Lihue, com restaurantes e o maior shopping da ilha.
- Kapa'a, com restaurantes, lojinhas e um clima típico de interior.
- Koloa, uma cidadezinha histórica, com lojinhas e restaurantes.
- Poipu, fica em uma área muito bonita e bem cuidada da ilha, com resorts e condomínios. Conta com um bonito shopping.
- Hanapepe, cidadezinha com lojinhas, galerias de arte e restaurantes. Toda sexta-feira à noite tem festa de rua.

Praias

Na ilha havaiana de Kauai, não faltam opções de praias. Muitas praias são escondidas, sem sinalização, por isso é bom andar sempre com um mapa pra encontrá-las. Além disso, as praias costumam não ter placas com o nome.



Ke'e Beach

Praia que fica ao final da estrada na costa norte, sendo ponto de partida para a famosa Kalalau Trail. É bastante procurada e o estacionamento costuma ficar cheio. Oferece um bom snorquel e possui infra-estrutura com salva-vidas, banheiros e ducha.



Tunnels Beach

Esta praia oferece o melhor snorquel da ilha, com mar calmo e águas claras. É uma praia de fácil acesso.

Hanalei Bay

Outra praia paradisíaca em Kauai...

Poipu Beach Park

Esta praia é muito bonita e bastante procurada. É bem extensa e tem águas calmas e cristalinas. É possível fazer snorquel, sendo fácil avistar tarturugas e leões marinhos descansando na areia. Não é permitido tocá-los, pois são protegidos por lei. Possui boa infra-estrutura, com duchas e banheiros.



Kauai possui diversas outras praias. Para encontrá-las, pegue um mapa e vá entrando nas estradinhas de acesso...

Túnel de Árvores

Na Highway 520, no caminho para a cidade Koloa, se passa pelo Túnel de Árvores...


Spouting Horn

Pouco depois de Poipu, está o Spouting Horn, buraco pelo qual a água do mar penetra formando uma espécie de gêizer!


Cachoeiras

A ilha de Kauai é repleta de cachoeiras. Duas lindas cachoeiras podem ser contempladas facilmente de mirantes: Wailua Falls e a Opaeka Falls. Muitas ficam afastadas das estradas e para chegar até elas somente por trilhas. Algumas são inacessíveis a pé, podendo ser apenas visualizadas de helicóptero ou avião.


Wailua Falls

Cachoeira de fácil acesso de carro, podendo ser avistada de um mirante. Na Highway 56, deve-se pegar a Maalo Rd.


Opaeka Falls

Outra cachoeira de fácil acesso de carro, para ser vista do mirante. Na Highway 56, deve-se pegar a Highway 580.


Kilauea Lighthouse

Deste ponto se tem belas vistas de Kauai... Somente é possível entrar de carro e paga-se uma taxa.


Passeio de caiaque no Wailua River

O Wailua River é o único rio navegável do Hawaii. Várias empresas oferecem passeios de caiaque pelo rio, com paradas em cachoeiras ao longo do caminho.


Passeio de helicóptero

Apenas 20% da ilha de Kauai é acessível por carro, por isso os passeios de helicóptero são tão famosos por lá. Várias empresas oferecem os passeios, com preços diferentes, que duram de 45 a 60 minutos.
O passeio sobrevoa as principais atrações da ilha, como a Na Pali Coast, a cachoeira do Jurassic Park, as praias, etc.
O melhor horário para a realização do passeio é na parte da manhã.




Dicas

- Alugar um carro é uma excelente opção para conhecer a ilha, que possui boas estradas, embora o combustível seja mais caro que na Mainland.
- Para percorrer a Kalalau Trail em sua totalidade, saia bem cedo e leve o necessário para pernoitar ao final da trilha, pois não é recomendável ir e voltar no mesmo dia.
- Caso deseje fazer o passeio de helicóptero, pesquise pelo passeio na Internet. Geralmente o valor cobrado online é mais barato que o reservado direto com a empresa quando chegar na ilha. Outra opção é procurar por cupons de desconto nas revistas e folhetos que se encontra nos hotéis e no aeroporto, próximo ao local onde se retira as bagagens.
- Leve sua máscara de mergulho e seu snorquel.
- Na região do Waimea Canyon não há posto de combustível. Recomenda-se abastecer antes de iniciar a subida.

Um comentário:

  1. Excelente blog, estou indo pra kauai agora em dezembro eu vou ficar 3 meses trabalhando (work and travel), e o blog me ajudou muito !

    ResponderExcluir