quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

San Francisco de bicicleta

As ladeiras de São Francisco, na Califórnia, fazem com que a cidade pareça imprópria para o ciclismo. Contudo, apesar das ladeiras, São Francisco possui uma extensa ciclovia, tendo bons trechos sem subidas acentuadas.

Assim, um passeio imperdível em São Francisco é alugar uma bicicleta para ir de Fisherman Warf até a cidade de Sausalito, atravessando a famosa Golden Gate Bridge, com direito a paradas em excelentes mirantes.

Para aproveitar ao máximo o passeio, você deverá alugar a bicicleta bem cedo. No Fisherman Warf há várias locadoras de bicicletas. Muitas locadoras possuem cupons de desconto em alguns folhetos ou guias que você encontra nos hotéis. Peça um mapa na locadora onde você alugar a bicicleta.

Iniciando o passeio em Fisherman Warf, seguindo pela ciclovia, rapidamente você passará pela Marina, região que oferece uma bela vista da Golden Gate Bridge.

Continuando a pedalada, logo você estará na região do Presidio Park e de mais um mirante para ver a Golden Gate Bridge, o Fort Point.

Um pouco a frente você já começará a atravessar a Golden Gate Bridge. Presta atenção no sentido que você deverá pegar, pois em dias úteis a travessia deve ser feita pelo lado direito e, aos finais de semana, pelo lado esquerdo. Pelo lado direito você tem belas vistas da cidade.


A travessia da ponte já vale o passeio. Se a ponte estiver encoberta de neblina, a sensação é de estar acima das nuvens. Venta muito na ponte, por isso, leve um agasalho.
Após a travessia da ponte, parada obrigatória é no Vista Point, com belas vistas da Golden Gate Bridge. Se você atravessar pelo lado direito, estará do lado certo. Se atravessar do lado esquerdo, terá que atravessar para o outro lado. Para isso, deverá descer uma escadaria para pegar o caminho até o outro lado.



Do Vista Point você já estará no caminho certo para Sausalito. Basta seguir a sinalização e pedalar. Até Sausalito o caminho é bem fácil, com muitos declives.
Chegando em Sausalito, você poderá deixar a bicicleta trancada na praça principal e conhecer a cidade, que possui muitos cafés, galerias de arte e lojas.


De Sausalito você pode voltar para San Francisco de balsa ou então pedalar. Mas lembre que terá que subir todo o trecho que você desceu.

Se ainda estiver com fôlego, pode continuar a pedalada até Tiburon ou até um parque próximo que tem árvores gigantes.


De Tiburon você também pode voltar para San Francisco de balsa.

Ao retornar ao Fisherman Warf, se decidir continuar com a bicicleta, deve se preparar para enfrentar algumas ladeiras caso esteja hospedado no centro.

Se estiver hospedado no centro, talvez o melhor caminho seja fazer de bicicleta o trajeto da linha F do Street Car, que vai percorrendo os piers até chegar a Market Street. Da Market Street até o hotel não tem jeito, terá que subir.

Além deste passeio, outra dica é ir até o Golden Gate Park e conhecer o parque pedalando.

6 comentários:

  1. Meu passaporte - que tá quase fazendo aniversário na gaveta - tá louquinho pra conhecer San Fracisco! rs
    Bjss

    ResponderExcluir
  2. Olá, encontrei seu blog procurando por dicas de passeios em SF, gostei dos detalhes q vc descreveu sobre o trajeto,parabéns...
    Vc saberia me dizer qual é o preço para alugar uma bicileta?

    Obrigado
    Fran

    ResponderExcluir
  3. Na região do Fisherman Warf tem várias locadoras, com preços entre $25 à 35 dólares. Procure por cupons de desconto no aeroporto, nos hotéis ou na Internet. Nos guias ou mapas que você encontra nos hotéis podem conter alguns cupons...

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Juliano, com certeza vamos aproveitar a oportunidade.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pela informação Juliano. Com certeza vamos aproveitar a oportunidade.

    ResponderExcluir
  6. É permitido parar na ponte para fotos ou simplesmente descansar ou admirar a beleza? Grato.

    ResponderExcluir