terça-feira, 5 de outubro de 2010

Pacific Coast Highway (Highway 1 / Route 1)

A Highway 1 (H1), California 1 ou Route 1, conhecida como Pacific Coast Highway, é a maior estrada costeira da Califórnia e uma das estradas cênicas mais bonitas não só dos Estados Unidos, mas do mundo. A paisagem é deslumbrante, principalmente no trecho do Big Sur.


A Pacific Coast Highway (Highway 1 / H1) possui cerca de 1.040 quilômetros de extensão, passando por importantes cidades da Califórnia. A rodovia oferece inúmeras atrações ao longo do seu trajeto.


Uma sugestão de roteiro é iniciar a viagem em San Francisco e seguir pela Pacific Coast Highway até San Diego, cidade próxima a Tijuana, no México. Este sentido é indicado porque você estará na mão certa para parar nos mirantes, que não são poucos e cada um oferece uma linda vista do Oceano Pacífico e da costa da California.

Nossa viagem iniciou em San Francisco na Califórnia. Saímos do hotel rumo a Pacific Coast Highway. Com a ajuda do GPS, foi bem fácil pegar a estrada.

A estrada é muito bem conservada e cheia de mirantes. Por isso, é importante reservar um tempo para apreciar a vista dos diferentes mirantes.


Pelo caminho você passará por belas cidades da Califórnia, como Monterey, Carmel, Solvang, Santa Barbara, Malibu, Santa Monica...


Uma parada imperdível é no Pidgeon Point Lighthouse, farol construído em 1871 para orientar os navios na costa do Pacífico que trafegam pela costa da Califórnia.



Após várias paradas nos mirantes e para almoçar no caminho, chegamos até a cidade de Monterey. A cidade é bastante agradável e tem uma boa concentração de lojas e restaurantes no Cannery Row.

Depois de Monterey você pode continuar na H1 até a linda cidade de Carmel-by-the-sea, cidade que praticamente não tem iluminação pública, sendo iluminada apenas pelas luzes das casas, lojas e restaurantes. É uma cidade bastante charmosa, cheia de restaurantes. Lá localiza-se o Monterey Bay Aquarium, um excelente e famoso aquário.

Outra forma de chegar até Carmel, desde Monterey, é pela 17-mile-drive, estrada cênica onde há cobrança de pedágio. Esta estrada oferece lindas vistas do Oceano Pacífico. Se estiver com tempo sobrando, é uma boa opção.

Continuamos nossa viagem pela H1 a partir de Carmel. É impressionante como a todo momento surgem mirantes com vistas imperdíveis. No caminho você pode parar no Point Lobos, para ver leões marinhos (paga-se para entrar).



A Bixbi Bridge é uma ponte que foi construída em 1932 e se destaca por sua arquitetura. Antes de atravessá-la tem um bom mirante. Existe uma trilha que você pode seguir para ter uma boa visão da ponte.


Em pouco tempo chega-se a região do Big Sur (40km de Carmel e que segue até San Simeon), trecho com bastantes curvas e que requer atenção. As vistas dos mirantes do Big Sur são imperdíveis.

Recomendo uma parada no Big Sur River Inn, onde tem hotel, posto de combustível, restaurante e loja de conveniência. Dê uma olhada nas instalações do hotel.

A cachoeira Mc Way Creek é um daqueles locais onde não economizamos fotos. Essa paisagem deslumbrante não pode ser avistada da estrada. Você deve entrar no parque estadual Julia Pfeiffer Burns.

video

Deixe o carro no estacionamento e caminhe até o mirante de onde se avista a cachoeira, passando por um túnel. As águas da cachoeira despencam direto nas areias brancas da praia. Visando preservar o local, não é permitido descer até a baía.


Em alguns mirantes é possível avistar leões marinhos, tomando sol, brincando e fazendo sons característicos.


Seguindo pela Pacific Coast Highway você chega até San Luis Obispo, boa parada para abastecer o carro e fazer alguma refeição.

Você pode sair um pouco da Pacific Coast Highway para conhecer a bela cidade de Solvang, que foi fundada pelos dinamarqueses e ainda conserva suas raízes. Solvang é uma mini-Copenhagen no meio da California. Mesmo que não tenha tempo para parar, acho que vale a pena passar por dentro da cidade para conhecê-la.

De Solvang você pode prosseguir rumo a Santa Barbara, considerada a riviera americana.

De volta a H1 você vai passar por pontos interessantes, como as praias de Malibu e Santa Monica.

Quando passamos por Malibu por volta das 17 horas, a cidade estava encoberta pela neblina. No posto que paramos para abastecer, uma pessoa nos disse que a neblina é bastante comum em Malibu.

Uma boa pedida é parar no famoso pier de Santa Monica, que é o final da Route 66. O pier tem um parque de diversões, lojas e restaurantes. Aproveite para tirar uma foto no banco do Forest Gump no restaurante Buba Gump. Do pier você pode ir caminhando até o belo shopping Santa Monica Place.


Após Santa Monica você passará por Los Angeles, trecho em que a Pacific Coast Highway fica bem movimentada.

Este trecho da Pacific Coast Highway é bem demorado por passar dentro da grande Los Angeles, com vários semáfaros.

Como já era tarde, optamos por sair da Pacific Coast Highway e pegar um caminho mais rápido para chegar em San Diego.

Finalmente chegamos na agradável cidade de San Diego, que será o tema do próximo post.

A Highway 1 proporciona uma boa visão da California e do jeito californiano de viver.

Dicas sobre a Pacific Coast Highway:

- O sentido recomendável é de San Francisco a Los Angeles, pois assim se terá o mar à sua direita e estará na mão certa para parar nos mirantes.
- De San Francisco a Los Angeles ou San Diego é um longo caminho. É possível percorrer todo o trajeto em apenas um dia, mas será cansativo e você terá pouco tempo para apreciar os mirantes.
- O ideal seria fazer uma parada no meio do caminho para dormir. Sugestões: San Luis Obispo ou Santa Barbara.
- Não deixe de conhecer as cidades de Monterey e Carmel-by-the-sea, a cerca de 2:30 horas de São Francisco.
- O trecho da Big Sur tem bastante curvas. Cuidado para não mergulhar com o carro no Oceano Pacífico!!!
- Procure olhar a previsão do tempo, para fazer a viagem em um dia ensolarado.
- Abasteça o carro antes de iniciar a viagem, pois há poucos postos de combustíveis na Pacific Coast Highway e os preços geralmente são mais caros que os de São Francisco, Los Angeles ou San Diego.

11 comentários:

  1. Oi, estou pretendendo fazer esse roteiro em julho.
    Você pode me dar algumas informações sobre onde alugar um carro, e qto vou gastar em média para fazer essa rota, incluindo combustível e locação?

    Obrigada,

    Queila

    ;)

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito das dicas de viagem e me interessou muito, pois estou planejando fazer esse roteiro em Agosto. Saindo de São francisco até Los angeles e depois até Las Vegas. Um dúdiva, apesar de ser cansativo, dá para ir e voltar no mesmo dia para o Grand Canyon, apartir de Vegas?
    Abrcs

    ResponderExcluir
  3. Para ir e voltar no mesmo dia ao Grand Canyon South a partir de Vegas, é preciso sair bem cedo, por volta das 6hs, para que assim você possa aproveitar a tarde no Canyon e retornar ao anoitecer. São aproximadamente 5 horas de viagem. É um pouco cansativo, mas nada que não possa ser feito.

    ResponderExcluir
  4. Existem várias opções para alugar o carro em San Francisco. Se você for partir do aeroporto, pode alugar o carro por lá mesmo. Se for partir do centro, pode alugar o carro no centro, em uma das locadoras. As principais locadoras como Avis, Budget e Alamo possuem lojas em San Francisco.

    ResponderExcluir
  5. Iremos em outubro próximo e faremos esse mesmo roteiro pela H1. Temos a intenção de parar em San Luis Obispo para pernoite. Vc tem alguma indicação de hotel nessa região? Valeu pelas dicas.
    Abs.,
    Sabbag

    ResponderExcluir
  6. Nesta região tem vários hotéis, mas não ficamos em nenhum. Nossa pernoite foi em Monterey.

    ResponderExcluir
  7. Estou fazendo essa mesma rota nesse fim de ano. Você que ficou em Monterey, que é onde pretendo parar em uma das noites da viagem, que hotel recomenda que seja bom e barato (pois o objetivo é apenas pernoitar e sair cedo no dia seguinte)???

    ResponderExcluir
  8. Em Monterey tem vários hotéis tipo "inn" com preços bons. Ficamos no Quallity Inn Downtown, na Munras Ave.

    ResponderExcluir
  9. Oi, boa noite!

    Gostei bastante do seu blog...dicas incríveis!

    Infelizmente já comprei meus bilhetes aéreos indo para Las vegas e voltando de São Francisco, então precisarei fazer esse trajeto, só que ao contrário, saindo de san Diego indo para São Franciso. A única diferença é mesmo estar na mão contrária? Tem o mesmo visual?

    Desde já agradeço a atenção.

    Carolina

    ResponderExcluir
  10. O por do sol mais bonito da california fica em San Clemente, não deixe de ver. No condado de Orange proximo a Laguna beach

    ResponderExcluir