domingo, 20 de dezembro de 2009

Fernando de Noronha - Parte II

Praias e Baías

Noronha tem diversas praias e baías, algumas delas entre as mais bonitas do país. A beleza é tanta que é até difícil eleger a mais bonita!

As praias localizam-se tanto no mar de dentro (voltado para o continente) como no mar de fora.

As principais praias e baías do mar de dentro são:

Baía dos golfinhos: Embora não seja permitido nadar nesta baía, visitá-la é um programa imperdível. Do mirante se tem uma vista incrível e, dependendo do horário, geralmente na parte da manhã, é possível ver centenas de golfinhos descançando e saltando... Biólogos ficam no local emprestando binóculos. Se tiver disposição para chegar lá por volta das 5:30hs, poderá ver os golfinhos chegando na baía em fila... dizem que é muito legal... infelizmente quando cheguei por volta das 6hs, os golfinhos já tinham chego e só deu mesmo para vê-los pulando...


Praia do Sancho: Seguindo uma trilha da Baía dos Golfinhos ou pegando a trilha que inicia à direita da trilha da Baía dos Golfinhos, se chega à Praia do Sancho, escolhida por muitos como a mais bonita do Brasil. Do alto se tem uma vista maravilhosa da praia, com suas águas cristalinas. Pra chegar até a praia, você terá que descer dois lances de escadas encravadas na pedra e depois ainda algumas escadas... Mais acredite, praticar snorquel nesta praia compensa em muito o esforço da descida. Quando for deixar sua bolsa nas pedras, trate de fechá-la bem, para não levar uma mabuya, espécie de lagartixa que só existe em Noronha.


Baía dos Porcos: uma praia incrível de águas calmas e transparentes, excelentes para a prática de snorquel. Olhe com atenção para o fundo do mar que poderá ver arraias... Desta praia se tem uma belíssima imagem do Morro Dois Irmãos, que certamente renderá boas fotos. O acesso até essa praia se dá pela Praia da Cacimba do Padre, que é boa para o surf. Tem que caminhar um trecho sob pedras, então cuidado para não escorregar!


Praia do Cachorro, do Meio e da Conceição: localiza-se próximo a Vila dos Remédios. Tem um bar no local é também aluguel de equipamento para mergulho. Na maré baixa, próximo as pedras, tem o Buraco do Galego, uma piscina natural. Tem também a Bica do Cachorro, ao lado da escadaria. Caminhando por esta praia se chega a Praia do Meio e em seguida a Praia da Conceição, que tem uma enorme faixa de areia e também uma boa vista do Morro do Pico, que é o ponto mais alto da ilha e, se você olhar bem pra ele, verá que ele tem cara de macaco...

Praia do Boldró: boa para o surf, mas perigosa para o banho devido as correntes marítimas. No alto tem o fortinho do Boldró, um ponto super procurado para ver o pôr-do-sol, com direito a música ao vivo no barzinho que tem lá.

Praia do Porto: localiza-se no porto, tendo águas calmas, próprias para banho. Muito procurada por locais. Tendo a sorte que tivemos, é possível avistar tartarugas marinhas. Em torno da praia tem algumas lojas de artesanato, lojas de aluguel de equipamentos de mergulho e restaurantes. Dá pra chegar facilmente de ônibus.

As principais praias e baías do mar de fora são:

Praia do Leão: esta praia pertence ao Parque Nacional Marinho e é a praia que mais tem desova de tartarugas. Possui uma imensa faixa de areia branca e águas cristalinas. Rende boas fotos tanto do alto quanto de baixo. Tem uma pedra em forma de leão marinho. De buggy se chega até o mirante e depois é só caminhar por uma pequena trilha até chegar à praia. De ônibus, é preciso descer na praia do Sueste e então se preparar para uma longa caminhada, de cerca de 2km até chegar ao mirante.


Baía do Sueste: tem águas calmas e uma área do lado direito que é obrigatório o uso de colete, para não danificar os corais, pois é bem raso. Nesta área é fácil encontrar tartarugas marinhas, além de outros peixes. Não deixe de levar o snorquel. No local tem guias que te levam para ver as tartarugas, lhe arrastando com uma bóia. Dá pra chegar bem perto das tartarugas... Se tiver sorte, poderá ver também filhotes de tubarão e polvos... infelizmente fiquei só nas tartarugas, e olha que mergulhei duas vezes...


Praia de Atalaia: na maré baixa, com os arrecifes descobertos, forma-se uma extensa piscina, com grande vida marinha, excelente para a prática de snorquel. Se tiver alugado uma câmera sub-aquática, não deixe de levá-la, pois renderá boas fotos. Sua visitação é controlada pelo ICMBio e requer o acompanhamento de um guia. Só é permitido ficar cerca de 30 minutos na praia e é proibido o uso de protetor solar. Tem duas opções de trilha: a curta, que é bem leve e a longa, que é bem mais longa mas é tranquila, embora tenha que se caminhar um longo trecho sob pedras. Se optar pela longa, vá de tênis!

Ponta das Caracas: proporciona uma boa vista da ilha e também forma uma bela piscina natural na maré baixa. Contudo, a descida até a piscina está proibida, devido ao perigo de descer pela encosta.

Ponta da Air France: localiza-se no ponto em que se encontram o mar de dentro e o mar de fora. Não é área para banho, somente para contemplação da paisagem e das ilhas secundárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário