segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Dicas: como comprar passagens aéreas baratas

Neste post, apresento algumas dicas sobre como encontrar passagens aéreas promocionais ou baratas.

Aproveitando promoções para comprar passagens aéreas baratas

Com frequência, as companhias aéreas costumam lançar promoções. A Gol e a Tam, por exemplo, lançam várias promoções ao longo do ano. Contudo, para encontrar disponibilidade de passagens nas melhores tarifas, é fundamental realizar a compra no início da promoção. Assim, é bom ficar de olho nos sites das empresas para conhecer as promoções e poder aproveitá-las.
É muito importante finalizar a compra assim que se encontra o destino com a tarifa desejada, pois no caso de promoções, os lugares nesta tarifa costumam acabar muito rápido. Assim, se você demorar poderá perder a chance de comprar.
Não são só as companhias aéreas brasileiras que fazem promoções. As estrangeiras, como American Airlines, Lan, Copa Airlines, Avianca e Mexicana, também costumam lançar promoções. Assim, se você procura uma passagem para Nova Iorque, deverá acessar estas companhias para verificar se há promoções.
Para os Estados Unidos e América Central, por exemplo, as companhias que com frequência lançam promoções ou possuem tarifas mais baratas são a Copa Airlines, a Mexicana e a Avianca. Por isso, acompanhe os sites destas empresas.

Pesquisando nos consolidadores

Consolidadores são agências virtuais que trabalham com várias companhias aéreas. Assim, ao invés de cotar a passagem em cada companhia aérea, você pode utilizar os consolidadores.
Para passagens nacionais, consulte os sites: Decolar e Submarino Viagens. Ao encontrar a passagem, você pode comprar tanto com o consolidador ou acessar o site da companhia aérea e tentar comprar direto com ela.
Para passagens internacionais, os seguintes sites podem ser consultados: Expedia, Travelocity, Orbitz, Kayak e Skyscanner (costuma trabalhar com as companhias aéreas de baixo custo da Europa). Os consolidadores nacionais Decolar e Submarino Viagens também podem ser consultados.
Antes de comprar, atente para o valor total com as taxas e também leia com atenção as regras tarifárias.

Comprando a passagem junto com a hospedagem

Se você for reservar também um hotel, poderá cotar pacotes com as operadoras brasileiras. Pesquise os preços dos pacotes prontos das principais operadoras. Caso não encontre um que lhe agrade, peça cotações de pacotes personalizados.
As operadoras geralmente possuem tarifas de "operadora", que são menores que as vendidas diretamente pelas cias. aéreas. Contudo, estas tarifas somente podem ser vendidas caso você reserve o hotel junto.
Dependendo do caso, o preço de um pacote internacional pode sair até mais barato do que o preço cobrado direto pela companhia aérea. Assim, sempre verifique o preço dos pacotes com as operadoras, principalmente se tratando de viagens internacionais.
Algumas operadoras que você poderá consutar são: CVC, Marsans, Nascimento, Agaxtur e Submarino Viagens.

Visitando os sites das próprias companhias aéreas

Em algumas ocasiões, as companhias aéreas lançam promoções que não aparecem nos consolidadores. Por isso, é importante também consultar os sites delas.
No caso de passagens internacionais, às vezes se encontram tarifas menores nos sites das companhias aéreas dos outros países.
Assim, por exemplo, quando for comprar uma passagem para os Estados Unidos, consulte o site brasileiro e o americano da American Airlines e da United. Os preços podem variar.
Contudo, verifique se você poderá comprar a tarifa no site estrangeiro da companhia aérea mesmo residindo no Brasil. Algumas companhias aéreas, como a Aerolineas Argentinas, limitam suas promoções apenas para residentes no país do site que se está acessando.
A companhia aérea chilena Sky Airline costuma ter tarifas menores que a LAN nos vôos dentro do Chile. Contudo, as tarifas mais baratas somente podem ser adquiridas por residentes no Chile através do site. Para adquiri-las, você deverá ligar para a companhia ou enviar e-mail, pagando com cartão de crédito internacional.

Datas flexíveis

Se você tem flexibilidade de datas, pesquise em algumas datas diferentes para tentar encontrar passagens mais baratas. Vôos no meio da semana costumam ter as melhores tarifas. Para economizar, evite viajar na alta temporada. Simule algumas datas até encontrar a melhor tarifa.

Comprar com antedecência

Geralmente se encontra melhores tarifas para datas mais distantes. Assim, sempre é bom planejar a viagem e comprar as passagens aéreas com antecedência. Não existe uma regra, mais em torno de 4 meses para viagens internacionais é um prazo razoável.

Sempre verifique as regras

Antes de comprar uma passagem sempre verifique as suas regras. Ora, nem sempre as coisas acontecem como esperamos e às vezes precisamos alterar ou cancelar uma passagem. Geralmente as tarifas promocionais têm regras mais restritas.

Observação: Estas são apenas informações para lhe ajudar a comprar uma passagem aérea. Faça as consultas e compras por sua conta e risco. Este blog não é responsável pelas empresas aqui citadas e nem se responsabiliza pelas compras que você realizar.

Um comentário:

  1. Comprei 03 passagens para Miami pela Lan Airlines, gostaria de cancelar e não sei quais são as regras de cancelamento. O agente de viagem me infirmou que não posso cancelar por ser tarifa promocional, será mesmo? Onde encontro a verdadeira regra de cancelamento?

    ResponderExcluir