sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Dicas de Viagem: como reservar hotéis baratos!

Depois de diversas viagens, aprendi algumas estratégias para reservar bons hotéis a preços reduzidos e também a consultar a reputação do hotel antes de reservá-lo.

Após definir seu destino, pesquise sobre as melhores localizações para se ficar. Uma boa localização faz muita diferença em uma viagem. Então, gaste bastante tempo no google pesquisando sobre o destino. Após definir as localizações pretendidas, é hora de fazer consultas na Internet por preços de hotéis.

Para hotéis no Brasil, recomendo consultar os sites da CVC, Submarino Viagens, Hoteis.com e Decolar. O Hoteis.com é um site internacional que tem página em português, apresentando preços bem convidativos. Apesar dele exibir os preços e fazer o débito no cartão de crédito em reais, alguns bancos convertem para dólar e ainda cobram taxas.

Se suas datas forem flexíveis, tente consultar para algumas datas diferentes para ver se os preços mudam. Alguns períodos podem ter promoções, por isso é importante consultar outras datas, se você tiver disponibilidade.

Para hotéis no exterior, além dos sites citados acima, outros devem ser consultados. Um excelente site para se reservar hotéis no exterior é o Expedia.com. Este site reúne os principais hotéis do mundo e tem tarifas promocionais para muitos deles. Apresenta uma boa descrição dos hotéis e dos quartos disponíveis. Além do Expedia, o Easy Click Travel também apresenta bons preços, apesar de ter menos opções de hoteis. Além destes, vale a pena consultar: booking.com, travelocity.com, orbitz.com e o hotel.pt.

Pode-se pagar nestes sites com cartão de crédito internacional. Compare os preços destes sites com os das operadoras de turismo brasileiras e veja se vale a pena.

Para não reservar um hotel que aparentemente é bom mas que é uma porcaria, procure ler comentários de hóspedes que já se hospederam no hotel. No próprio Expedia e no Hoteis.com é possível ver a avaliação dos hóspedes e ler os comentários. O site tripadvisor.com também apresenta avaliações e comentários de pessoas sobre os hotéis. Conhecer as avaliações e comentários é bom para decidir qual hotel ficar e saber o que realmente se poderá esperar de cada hotel. Através do tripadvisor, por exemplo, você pode ficar sabendo que é comum receber visitas de insetos no quarto do hotel que está pretendendo reservar... É possível inclusive ver fotos das instalações dos hotéis que alguns usuários postam.

Pra quem procura por albergues, que são uma opção mais econômica de hospedagem, pode procurar no Hostelworld.com e no Hostels.com. (Obrigado ao leitor Daniel pela dica!)

Em muitos albuergues, além da opção de quarto coletivo, tem opção de quarto privado, alguns inclusive oferecem banheiro no quarto. Assim, verifique com atenção os tipos de acomodação oferecidos pelo albergue.

Os sites de reservas de hotéis muitas vezes fazem ofertas de última hora. Se sua data for flexível, veja as ofertas, pois algumas podem ser bem interessantes.

Algumas dicas:

- Verifique se o hotel escolhido tem banheiro no quarto, principalmente na Europa.
- Analise a localização do hotel quanto aos pontos turísticos, opções de transporte e segurança.
- Consulte as opções de quartos disponíveis e escolha a qual melhor atender sua necessidade.
- Verifique se o hotel não cobra alguma taxa extra, principalmente no caso dos resorts (resort fee).

4 comentários:

  1. Fala Juliano!

    Boas dicas!

    Para quem procura albergues, o www.hostelworld.com e o www.hostels.com são muito bons.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. parabéns! segui suas dicas e encontrei um ótimo preço para o hotel que queria nos eua...

    ResponderExcluir
  3. Hostels have a lot of foods to be serve, but some of this foods are good enough.

    Cusco Hostels

    ResponderExcluir
  4. Hostels are fairly clean places with the numbers of people coming through them they pretty much have to be.

    Palermo Hostel

    ResponderExcluir